segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

15/01/2009 - 09h51

Supercelulares agora têm projetor de filmes embutido

PUBLICIDADE

RAFAEL CAPANEMA
da Folha de S.Paulo

Se você pensa que não cabe mais nada nos celulares, que já gravam vídeos, navegam na internet e consultam satélites para fazer a localização geográfica, está enganado: na CES, foram revelados celulares que até projetor embutido tinham.

Marcas como 3M e Microvision lançaram recentemente projetores ultaportáteis, mas é a primeira vez que essa funcionalidade aparece em celulares.

Divulgação
Bolt, da Logic Wireless, faz projeções com resolução 640x480; bateria permite 2h de reprodução de vídeo por meio do projetor
Bolt, da Logic Wireless, faz projeções com resolução 640x480; bateria permite 2h de reprodução de vídeo por meio do projetor

Gordinho, o celular Bolt, da jovem empresa norte-americana Logic Wireless, faz projeções com resolução de 640x480. Segundo a fabricante, a bateria permite duas horas de reprodução de vídeo por meio do projetor --por isso, o portátil vem com uma bateria extra.

O aparelho tem tela sensível ao toque, câmera de 3 Mpixels e armazenamento de 4 Gbytes. O lançamento está previsto para fevereiro nos EUA, com preço a partir de US$ 100.

Um pouco mais fino, elegante e misterioso é o Show, da Samsung. O celular-projetor fez uma aparição relâmpago na CES, e até mesmo os representantes da marca tinham dificuldades em informar as especificações do produto.

Mas o celular mais badalado da feira foi, de longe, o Pre, novo smartphone da Palm. No dia da apresentação, as ações da empresa subiram impressionantes 34,85%.

O Pre tem tela de 3,1 polegadas sensível ao toque, com resolução de 320x480, teclado físico deslizante QWERTY, armazenamento interno de 8 Gbytes, Wi-Fi, GPS e câmera de 3 Mpixels.

Seu maior trunfo é o novo sistema operacional, o WebOS, cuja elegante interface facilita operações multitarefa. O conceito de janelas é substituído por algo que a Palm chama de "cartões de atividade", como acesso a e-mail, mapas ou navegação na rede.

Sites como Ars Technica e Boing Boing Gadgets afirmam que, em muitos aspectos, o Pre supera o iPhone, da Apple. O preço e a data de lançamento do Pre não foram anunciados, mas deve chegar às lojas dos EUA até a metade do ano.